Projeto Pai Participante, Aluno Brilhante!

01/09/2011 15:33

E E PROFª. ADA TEIXEIRA DOS SANTOS PEREIRA

 

 

Projeto “Pai Participante, Aluno Brilhante”.

 

 

Campo Grande – MS,

Março de 2007

 

 

“(...) a pessoa inteligente dirige a sua conduta mediante projetos, e isso he permite aceder a uma liberdade criadora.”(...) Criar é submeter as operações mentais a um projeto criador” (Teoria da Inteligência Criadora, José Antonio Marina, Editorial Caminho, Lisboa, 1995, p.168.)

INTRODUÇÃO

 

 

A Escola Estadual Profª. Ada Teixeira dos Santos Pereira está localizada na zona periférica do município de Campo Grande e atende essencialmente à comunidade do bairro Campo Belo e adjacências. Ela atende atualmente a 1183 alunos, distribuídos em três turnos, com turmas do ensino fundamental, ensino médio. Sua clientela é composta na sua maioria por pessoas oriundas das classes sociais menos favorecidas e enfrenta problemas sociais graves como grande incidência de uso de drogas, banalização da violência entre os jovens, violência doméstica, gravidez na adolescência, evasão escolar, baixo índice de escolaridade e desemprego e abandono intelectual.

Não obstante tratar-se de um grupo que enfrenta tantos e tão graves problemas de ordem social, a comunidade atendida sempre demonstrou grande apresso pela Escola, sendo esta uma referência para a comunidade, que sempre responde com uma presença considerável quando solicitada.

No entanto, com o crescente aumento do problema da desagregação familiar e grandes períodos de ausência dos pais em decorrência das necessidades profissionais que tomam cada vez mais o tempo dos chefes de família, notamos que tal lacuna no acompanhamento de crianças e jovens vem tendo um reflexo direto na queda do desempenho escolar.

Pensando em sanar tal problema e, tendo em vista os princípios norteadores de sua Proposta Pedagógica, que estipula como missão da Escola “garantir que todos os alunos realmente aprendam pelo menos o mínimo necessário em todos os conteúdos... Buscar sempre sua promoção intelectual e emocional, respeitando seu ritmo e desenvolvimento, trabalhando suas competências e valorizando seu progresso de maneira a formar o ser humano completo”, e tendo como valores que orientam o trabalho “o respeito à dignidade, respeito mútuo, justiça, solidariedade, diálogo, razão, religião, conhecimento e espírito crítico”, a Escola inicia o Projeto “Pai participante, aluno brilhante”. Nele, a instituição de ensino visa diminuir a lacuna deixada pela família através da promoção de situações que estimulem a participação dos pais na vida escolar dos filhos já que estudiosos modernos da educação divulgam amplamente que a participação da família é fundamental para o sucesso do aluno. Tendo em vista tal premissa é que nos propomos, através do citado projeto, a buscar a promoção de iniciativas que tornem essa parceria indissolúvel.Ter um maior e melhor contato com os pais é também um meio de melhor orienta-los sobre o modo como devem educar seus filhos para que possam efetivamente cooperar com a escola. Sentindo-se seguros, os pais transmitem esse sentimento para os filhos que podem, dessa forma, desenvolver habilidades para resolver seus próprios problemas, estabilizando-se emocionalmente e podendo, desse modo, aprender mais e melhor.

 

 

 

IDENTIFICAÇÃO

 

ESCOLA: Escola Estadual Profª Ada Teixeira dos Santos Pereira.

ENDEREÇO: Rua Lourenço da Veiga, s/n. Campo Belo.

DIREÇÃO: Professor Valson Campos dos Anjos.

DIREÇÃO-ADJUNTA: Professora Francinete Alencar

SECRETÁRIA: Mariza Gomes de Matos.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: Professoras: Teresa Maria do Nascimento e Ana Amélia Queiroz.

SALA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL: Professoras: Marta Rosa Vargas, Elaine Lustosa de Lima e Marinês Adiers Pereira da Silva.

PROJETO: “Pai participante, aluno brilhante”.

CRIAÇÃO: Professor Valson Campos dos Anjos.

ELABORAÇÃO: Coordenação Pedagógica, Sala de Tecnologia Educacional e Professora Silvana Mara Pereira Mendes.

COLABORAÇÃO: De todos os Professores que compõem o Corpo Docente desta Escola.

 

OBJETIVO GERAL

 

Envolver os pais no processo ensino-aprendizagem, visando o acompanhamento dos seus filhos na escola, de modo a fazer com que assumam suas responsabilidades enquanto responsáveis e compartilhem com a escola do dever de educar as crianças e jovens sob sua tutela.

 

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  • Favorecer o alcance das metas da escola por meio do estabelecimento de uma parceria entre ela e os pais, fazendo com que os mesmos assumam seu papel como co-responsáveis pelo desenvolvimento intelectual de seus filhos.

 

  • Auxiliar professores e demais envolvidos no processo ensino-aprendizagem no alcance de seus objetivos na medida em que a participação efetiva da família na vida escolar do educando faz com que este se sinta mais seguro e confiante na importância dos saberes dos quais está se apropriando para sua vida futura.

 

  • Promover o restabelecimento ou mesmo o fortalecimento dos vínculos afetivos que unem pais e filhos e com isto favorecer a estabilidade emocional de que tanto crianças e jovem precisam para seu pleno desenvolvimento.

 

PÚBLICO ALVO

 

Pais e alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental na referida escola.

 

DESENVOLVIMENTO

 

O Projeto “Pai participante, aluno brilhante” será desenvolvido do seguinte modo:

Os pais serão convocados bimestralmente para reuniões com a direção e professores da escola. As presenças às reuniões serão registradas em um cartão de freqüência por meio de um carimbo que comprovará a participação daquele responsável a todos os eventos da escola cuja sua participação foi solicitada.

Nestas reuniões serão abordados, além dos temas normalmente tratados em reuniões bimestrais escolares (avisos gerais, desempenho do aluno, combinados entre pais e escola, etc), temas que favoreçam o apoio e a orientação aos pais na tarefa de educar.

Tais reuniões serão realizadas entre o primeiro e o terceiro bimestres letivos. Ao final do prazo estipulado e tendo sido realizadas todas as reuniões previstas, os responsáveis pelo projeto apurarão a participação de cada pai ou responsável ás convocações e fará com que os que tiverem maior participação confirmada recebam, em solenidade promovida pela escola e tendo a presença de toda a comunidade por ela atendida, um certificado que ateste a sua participação.

Embora a entrega do certificado tenha um caráter meramente simbólico para pais e alunos, acreditamos que o reconhecimento público de seu esforço e dedicação para a formação integral da criança ou jovem que está sob a sua responsabilidade, afetará positivamente não só aos próprios envolvidos diretamente, mas estimulará outros pais e responsáveis a também buscarem um maior envolvimento na vida escolar de seus filhos.

 

 

AVALIAÇÃO

 

Quanto á avaliação, acreditamos que ela deva ser feita de forma contínua, permeando todas as fases do processo para que façamos os ajustes necessários ao alcance das metas propostas para a tarefa a que nos propomos realizar.

Também avaliaremos na finalização, onde será levado em conta não só o aproveitamento escolar do aluno, visto que, embora seja objetivo prioritário da escola fazer com que ele alcance plenamente os objetivos para ele propostos, ou seja, a promoção para o ano subseqüente, o mero esforço dos que por ele se responsabilizam em acompanhar sua vida escolar já se constitui num fator de sucesso para o projeto aqui delineado.

Em resumo, fatores como a comprovação ou não da aprovação do aluno, não serão determinantes para que consideremos nossos objetivos plenamente atingidos, já que não é esta a proposta do projeto a que nos propusemos a executar. Analisaremos caso a caso, considerando a participação efetiva da comunidade um fator indicador do alcance das metas propostas. Acreditamos que, desse modo já plantamos uma semente de esperança de um futuro de maior envolvimento e responsabilidade dos pais envolvidos, tendo dessa forma prestado mais um serviço à comunidade atendida pela escola.

 

 

 

CRONOGRAMA

 

 

ANO

 

2011

 

ETAPAS

bimestre

 bimestre

bimestre

4º bimestre

Realização das reuniões e palestras aos pais.

X

X

X

 

Avaliação do projeto

X

X

X

 

Registro da freqüência às reuniões.

X

X

X

 

Levantamento da freqüência às reuniões.

X

X

X

 

 

Solenidade de certificação de pais.

 

 

 

X

 

 

 

Referências bibliográficas

 

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, MEC/SEF, 1997/1998. (vários volumes)

 

Dalla Zen, Maria Isabel (org.). Projetos Pedagógicos: Cenas de Sala de Aula, Porto Alegre, Ed. Mediação.

 

Fonseca, Lúcia Lima da. O Universo na Sala de Aula – Uma Experiência em Pedagogia de Projetos. Porto Alegre, Ed. Mediação.

 

https://revistaescola.abril.com.br/

 

Tiba, Içami Quem Ama, Educa! Formando cidadãos éticos; Integrare Editora,10ª ed., 2008.

 

 

ANEXO

 

 

No ano de 2007, foram realizadas além das reuniões  bimestrais, encontros onde foram   proferidas palestras com temas sobre família, relacionamentos, saúde e prevenção.

No ano de 2008, foi acrescentado  ações  de leitura, onde foi organizado espaços diversos para leitura entre pais e filhos, continuaram as palestras e também foi realizado mutirão com cabeleireiro e médicos em várias especialidades. Nestas atividades recebemos o apoio e colaboração da Igreja Batista Ismirna e funcionários do Banco Real que são voluntários através do Projeto Escola Brasil.

No ano de 2009, os pais que obtiverem participação entre 95% e 100%, além de participar do sorteio dos prêmios também participarão de um jantar de confraternização.